In Tendências de TI

Toda a empresa tem uma preocupação em comum: o que pode ser feito para cortar gastos? E apesar de ser considerado um dos setores com o maior número de despesas, a Tecnologia da Informação também é uma das áreas que mais passa por alterações, com o objetivo de economizar. Mas se a necessidade de novas soluções cresce a cada dia, como alcançar uma redução de custos em TI sem prejudicar os resultados? Nós separamos algumas dicas que podem ajudar nessa questão.

Virtualização

A virtualização é uma grande aliada rumo à redução de custos na operação de infraestrutura de TI de uma empresa. Como muitos já sabem, o simples fato relacionado ao reaproveitamento de servidores com a adoção de softwares de virtualização cada vez mais inteligentes e potentes, também causa impacto positivo na redução de horas e nas técnicas de manutenção desses ambientes computacionais, gastos com energia elétrica e condicionamento de ar e no licenciamento de softwares outrora contabilizado servidor a servidor. Um outra importante características é a de ser o primeiro grande passo para adoção a nuvem, o que na maioria das vezes potencializa ainda mais os ganhos financeiros uma vez que esta estrutura virtualizada também poderá ser consumida de forma compartilhada entre outras áreas da empresa, um grupo de empresas ou até mesmo empresas distintas no caso de uma nuvem pública.

Nuvem

Uma das tecnologias que mais trouxe benefícios para as empresas também é uma das melhores no quesito redução de custos em TI. Os serviços disponíveis na nuvem são uma boa opção por diminuírem consideravelmente os gastos com infraestrutura, compartilhamento de recursos sistêmicos ou até mesmo a adoção à softwares de uso compartilhado, o que para inúmeros gestores e empresas indefere do tipo ou característica de infraestrutura de TI está por detrás daquela operação. Não apenas os seus arquivos podem ser armazenados com segurança e com um valor mais baixo, como também estruturas complexas de colaboração podem funcionar sem que a instituição possua um único servidor ligado dentro da sua organização, otimizando inúmeros fatores internos, criando independência tecnológica e em muitos casos dispensando equipes internas de TI para garantir a disponibilidade e a operabilidade dos sistemas aplicativos de uma empresa.

Acompanhamento contínuo

Esse tópico pode até não fazer sentido, mas a verdade é que ao ter um acompanhamento contínuo, é possível realizar manutenções preventivas. Com isso, os custos com imprevistos são cortados quase que totalmente. Sem falar que os gastos de um acompanhamento contínuo podem ser mensurados com exatidão. Além disso, a empresa ainda garante mais infraestrutura e suporte, com ferramentas que auxiliam as tarefas do cotidiano.

Terceirizar serviços

A terceirização já não é novidade para ninguém, basta olhar para o seu dia a dia e verá que cada vez mais o fato de terceirizarmos os serviços traz vantagens em diversos sentidos, principalmente em TI. Um grande desafio para o negócio TI será o de sempre entregar com qualidade, rapidez e no melhor tempo possível um determinado serviço – ah, sem deixar de lado a questão de jamais deixa-lo indisponível, afinal vivemos num Mundo 24×7. Terceirizar serviços em TI na sua empresa, leva a inúmeras vantagens, sendo as mais óbvias: redução de custos na manutenção da cadeia de valor de um determinado serviço de TI, gestão de pessoas que dia após dia está se tornando cada vez mais complexo, manter o capital humano sempre muito bem atualizado e disponível – o que na maioria das vezes é muito caro. Enxergar a terceirização como uma boa saída faz com que muitas lacunas sejam preenchidas levando às empresas ao ganho de escala, qualidade na entrega e economia.

Se informe sobre o assunto

Analisar as tendências de Mercado, fóruns e a abundante onda de apresentações virtuais oferecidas pelos maiores fabricantes de solução em TI proporcionará que a equipe de TI, desde a mais estratégicas até a mais operacional tomem conhecimento quanto ao rumo atual, dentro e fora do seu círculo vicioso e cotidiano, possibilitando um aporte interessante sobre a prática atual de TI na sua empresa. Reforço que 80% dos profissionais desta área pesquisam primariamente na Internet sobre uma determinada solução antes de solicitar que uma determinada empresa ou parceiro entre no circuito e faça um eventual aconselhamento tecnológico. Fique por dentro, isso também leva a ganhos ao seu skill pessoal e pode dar bons insights nesta jornada.

Como alcançar uma redução de custos em TI sem prejudicar os resultados?