In Infraestrutura, Soluções de Negócios, Tendências de TI

O armazenamento em flash, é uma das principais tecnologias do momento. Inclusive, uma pesquisa da Enterprise Strategy Group afirma que um terço das empresas mundiais já utilizam o Flash Storage. Sendo que, até o final deste ano, quase 80% dos negócios devem se tornar adeptos. Seu crescimento é decorrente das inúmeras vantagens do armazenamento flash, mas quais são elas?

VELOCIDADE

A velocidade é uma das principais vantagens do Flash Storage. Segundo pesquisas, seu tempo de resposta é o mais rápido do mercado, sendo medido em microssegundos ou até nanossegundos. Essa característica beneficia o desempenho da empresa como um todo, deixando praticamente todas as suas ações mais rápidas.

DESEMPENHO

Um dos principais motivos pelo qual vale a pena investir no Flash Storage é o armazenamento de alto desempenho. Afinal, com ele todas as ações cotidianas são facilitadas. Dessa forma, as transações são aceleradas e os resultados se tornam comercialmente mais vantajosos.

BAIXA LATÊNCIA

Os setores que mais sentem diferença com o armazenamento all flash são aqueles que não permitem atrasos. Devido à sua velocidade e alto desempenho citados anteriormente, o armazenamento flash se tornou a melhor solução do mercado para reduzir o tempo de resposta do armazenamento (latência).

MAIOR PRODUTIVIDADE

Mais velocidade, maior desempenho e um armazenamento com baixa latência consequentemente trazem um aumento na produtividade geral da empresa. Tudo isso é possível devido à maior eficiência do flash quando comparado ao disco rígido.

CUSTO BENEFÍCIO

De acordo com a Forrester TEI, o armazenamento all flash se paga em aproximadamente um ano de uso dentro da empresa. Isso se deve, principalmente à redução dos custos gerais da tecnologia, como por exemplo, o menor consumo de energia. Por esse motivo, o Flash Storage se tornou o armazenamento com o melhor custo benefício do mercado.

ACESSIBILIDADE

Essa não é a única vantagem com relação ao seu valor. Antigamente, apenas as grandes empresas conseguiam investir nesse tipo de armazenamento de alto desempenho. Porém, com a utilização de alguns métodos de redução de dados, o Flash Storage se tornou também uma das principais formas de armazenamento com baixo custo.

VERSATILIDADE

Não é apenas o valor que fez do Flash uma tecnologia versátil. Seu uso também é voltado para empresas de todos os tamanhos, trazendo mais velocidade, leveza, compressão de dados e resiliência para todos os negócios.

APROVEITAMENTO DE DADOS

Segundo uma pesquisa do IDC, o número de dados aumentará mais de 50% a cada ano. E para conseguir processar todas essas informações, é necessário ter um armazenamento para datacenter eficiente, rápido e compacto.

DESENVOLVIMENTO RÁPIDO

Essa tecnologia proporciona tantas vantagens que sua adoção foi bastante rápida. Por esse motivo, gigantes da área de informática, como a IBM, investiram muito para que grandes inovações fossem buscadas. Com isso, o armazenamento all flash teve um desenvolvimento muito grande em um curto espaço de tempo, permitindo que seus usuários tenham ainda mais benefícios com essa tecnologia.

VISA O FUTURO

Daqui há alguns anos, as atuais formas de armazenamento já não conseguirão mais atender a demanda, principalmente por causa do aumento do volume de dados. É por esse motivo que, ao investir no armazenamento all flash, você está se preparando para o futuro. Já que, atualmente, ele é o único com capacidade para isso.